A energia elétrica pode ser obtida a partir da transformação de diversas fontes de energia, podendo ser renovável ou não renovável. Esta classificação leva em conta os impactos ambientais causados, em virtude da preocupação que se tem com as mudanças climáticas, incentivando a descoberta de novas fontes de energia que sejam limpas e renováveis substituindo as fontes tradicionais.
Veja a seguir as diferenças e exemplos desses dois tipos de fontes de energias.
Tipos de Energias Renováveis
Energia renovável é definida como aquela proveniente de recursos naturais, que se renovam a cada ciclo, sendo chamada de inesgotáveis. Nesta categoria está a energia solar, eólica, hídrica, maremotriz, geotérmica e a biomassa. Seu impacto ao meio ambiente é nulo ou baixo quando comparado com os impactos causados pelas fontes de energia não renováveis.
Novas energias renováveis vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, como a utilização da água salobra, o hidrogênio e a tecnologia de fotossíntese artificial, mas não são aplicadas em larga escala devido ao seu alto custo.
Energia Solar
É produzida através da luz do sol captada pelos painéis solares fotovoltaicos e transformada em energia elétrica pelo inversor solar, ou captada pelos coletores solares e transformada em energia térmica, no intuito de aquecer água.
Energia Eólica
Esta fonte utiliza a força dos ventos para movimentar as hélices dos aerogeradores para a geração de energia elétrica.
Energia Hídrica
É produzida, principalmente, por meio de centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade, produzindo energia elétrica através da força da água que passa pelas turbinas.
Energia das Ondas e Marés
A energia é produzida através do aproveitamento das ondas e marés oceânicas.
Energia da Biomassa
A geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.
Energia Geotérmica
Nas usinas geotérmicas, o calor é captado das camadas mais profundas do centro da Terra e utilizado para aquecer a água. Essa água é transformado em vapor que move os geradores de energia elétrica.
Tipos de Fontes de Energia Não Renováveis
Já as energias não-renováveis são as que utilizam fontes de energias esgotável neste tipo de fonte encontram-se as provenientes de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão mineral, o xisto, gás natural e as geradas através do Urânio e o Tório denominada de energia nuclear.
A maioria destas fontes não renováveis têm-se a emissão de partículas e gases causadores do efeito estufa, o que acaba por contribuir as mudanças climáticas.
Combustíveis Fósseis
Estes foram formados a partir de matéria orgânica sendo submetido a altas temperaturas e pressões por milhões de anos. Derivados do petróleo ou carvão mineral são usados como combustíveis para o funcionamento de máquinas e motores. Essa ainda é a principal fonte de energia utilizada no planeta.
A manutenção desse modelo se dá pela lucratividade dos processos. No entanto, os riscos trazidos ao meio ambiente são os principais obstáculos para a sua manutenção. Os mais utilizados são: Carvão que é um tipo de rocha feita especialmente de carbono, o Óleo é um líquido betuminoso e é constituído por compostos orgânicos, Gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos de gases leves de origem natural. Seu principal composto é o metano.
Combustíveis Nucleares
Os combustíveis nucleares são: urânio e plutônio. Em uma usina nuclear, ocorre a fissão (quebra) de elementos como o urânio gerando calor que aquece a água e seu vapor movimenta as turbinas de um gerador gerando energia elétrica.
Essa fonte de energia tem como vantagem os baixos índices de poluição para o meio ambiente em sua produção. Mas, a preocupação maior se dá com os aspectos de segurança por se tratar de elementos muito perigosos para a saúde humana além de dejetos radioativos que são gerados na produção.
Qual a Tendência Para o Futuro?
Com a crise do petróleo no final da década de 70 países começaram a diversificar as matrizes energéticas, com isso abriu-se um cenário propício para a implantação de fontes renováveis. No entanto, os países esbarraram num custo elevado de instalação, por isso adiaram estes planos.
Com o passar dos anos, ambientalistas provaram que fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis estavam aumentando a emissão de gases do efeito estufa, elevando a temperatura média do planeta e demais danos ambientais, com tais medidas países passaram a aderir a produção de energia através de fontes renováveis apesar o alto custo. Esta é uma tendência nos próximos anos a nível mundial.
achei mt top legal 🙂 botarei as informações na minha prova semana que vem.