A tecnologia já chegou, não é mais uma questão de adaptação, ela faz parte do nosso cotidiano. Da mesma maneira serve para as empresas, a tecnologia é essencial , ou você investi em tecnologia ou ficará para trás, sendo engolido pela concorrência.
Muitas tarefas e processos são eliminados ou seu tempo consideravelmente reduzidos por conta das ferramentas que os softwares para engenharia proporcionam aos usuários. Quanto mais automatizado os processos ficam menor é o índice de erro.
É muito importante você saber quais ferramentas são necessárias para melhor atender suas necessidades e demandas.
O Que é Software CAD?
A sigla CAD, em inglês é definida como Computer Aided-Design ou, em tradução livre, “desenho assistido por computador”. Originalmente foi desenvolvida para auxiliar os projetistas, reduzindo o tempo no desenvolvimento dos projetos.
O CAD faz parte de um grupo vasto de programas e processos que utilizam tecnologia para auxiliar a manufatura, o nome desse grupo é CAx. Podemos citar dentro desse grupo além do CAD, o CAM, PDM, PLM, CAE, ERP, entre outros. Cada um deles focado em uma área especifica na engenharia.
Funções do CAD
Os softwares CAD vão muito além de simplesmente “desenhar” uma peça ou planta baixa, com ele podemos ter verdadeiramente um protótipo pronto do seu projeto na tela do seu computador. Não precisamos mais produzir uma peça e fazer um teste de tração, por exemplo.
Além de criar um projeto 2D e 3D, softwares CAD podem também:
- Gerar listas e estruturas completas de matéria-prima;
- Prever interferências;
- Definir massa real de todos componentes individualmente;
- Fazer simulações estruturais, como testes de tração, compressão;
- Simulações de controles elétrico e de automação;
- Simulações de fluxo de fluidos e transferência de calor;
- Animações de movimentação;
- Renderizações;
- Entre outras diversas funções.
Qual Programa Usar?
A essa altura você já percebeu que quem trabalha com projetos precisa saber utilizar um programa CAD. Qual programa utilizar vai depender da sua área de formação e sua área de atuação dentro da engenharia.
Não existe um Software para tudo, e sim um para cada situação e as vezes um complementa outro programa. Existe um especifico para construção civil, outro para projetos mecânicos, para projetos elétrico, para simulações, animações, etc. Vai depender exclusivamente da necessidade que o projeto exigir.
Se você trabalha com projeto civil provavelmente utilizará o Autocad ou Revit, não muito comum mas também utiliza-se o Sketchup. Para projetos mecânicos normalmente utiliza-se softwares como o SolidWorks, Inventor, NX, SolidEdge. Para projetos elétricos podemos citar o AutoCAD Electrical, Revit.
Independente da sua área de atuação, se você trabalha com projetos, terá um software CAD especifico para sua função e necessidade. Por isso é muito importante estudar e sempre estar se atualizando sobre as novas ferramentas que surgem.
Não Trabalho Com Projetos, Isso é Para Mim?
SIM!!!! É sim!!
Se você é engenheiro, mesmo que não trabalhe com projetos, você precisa saber utilizar pelo menos um Software CAD da sua área de formação. Como vai liderar uma equipe, se não tem o mínimo de conhecimento na ferramenta que eles utilizarão?
Os Profissionais cada vez mais precisam estar em constante atualização. Como citei no inicio do artigo, a tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Não vamos ficar para trás e nem obsoletos como profissional.