A pandemia causada pelo Covid-19 impactou o mercado de trabalho como um todo. Causando mudanças significativas na forma como as pessoas trabalham, mas como ficou o mercado de trabalho para engenheiros?
Se você quer um panorama geral de como ficou o mercado de trabalho para engenheiros durante a pandemia, nós temos!
Separamos informações valiosas para te auxiliar a se reposicionar no mercado caso tenha perdido o emprego durante a pandemia. Além disso, temos alguns insights para que você enxergue possibilidades na sua área de atuação.
Mercado de trabalho para engenheiros durante a pandemia
Ao contrário de muitas profissões, alguns engenheiros foram concorridos durante a pandemia. O engenheiro hospitalar, engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro de produção foram os profissionais mais disputados pelo mercado.
Afinal, a crise ocasionou mudanças profundas em vários setores. Causando a necessidade de mão de obra qualificada para suprir as demandas existentes por causa da pandemia.
Outras áreas da engenharia não apresentaram demissão em massa. E isso é uma boa notícia para o setor que não passará por uma crise intensa pós pandemia.
Engenheiros de segurança do trabalho: pandemia e alta demanda no setor
Enquanto o país inteiro ovaciona, com o devido mérito, os profissionais de saúde, estes são cuidados pelos engenheiros de segurança do trabalho.
E por causa da pandemia, houve um aumento expressivo da busca por profissionais dessa área. Proporcionando o aumento de vagas para trabalhar em hospitais e centros de atendimento aos infectados por covid-19.
O que para muitos parece ser uma demanda passageira, na verdade tende a não ser. Mesmo com o final da pandemia, a tendência é que os profissionais continuem em seus empregos.
Afinal, são essenciais para manter o bom funcionamento de hospitais, garantindo a segurança de quem cuida da saúde da população.
Ao controlar a pandemia, é esperado que esses profissionais sejam mantidos para continuar trabalhando nos hospitais melhorando a qualidade de atendimento.
Mesmo que alguns profissionais não sejam mais requeridos, com a experiência adquirida durante a pandemia, eles poderão trabalhar em outros setores da saúde.
Engenheiros hospitalares: o mercado de trabalho durante a pandemia
Durante a pandemia, os engenheiros hospitalares tiveram que se especializar em criar unidades eficientes.
O objetivo é que as unidades hospitalares possam ter estrutura para o atendimento multidisciplinar. Sempre utilizando a tecnologia adequada para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.
Muito embora essa demanda seja naturalmente maior durante a pandemia, os engenheiros hospitalares continuam sendo necessários após o controle da situação.
Uma vez enfrentada a crise causada pelo Covid-19, os engenheiros hospitalares se focam em otimizar as unidades de saúde. Contribuindo assim, para que os pacientes em situações mais graves tenham acesso ao melhor atendimento.
De maneira que, os médicos de diferentes especialidades tenham acesso a esse paciente, utilizando todos os recursos disponíveis para reestabelecer seu bem-estar.
E o engenheiro civil durante a pandemia?
O setor de engenharia civil também foi impactado pela pandemia. No entanto, foram necessárias apenas algumas medidas de segurança para continuar o trabalho.
No caso da dos canteiros de obras, as pessoas que pertencem ao grupo de risco foram afastadas. As demais, continuaram com o trabalho durante a pandemia, sempre se resguardando e zelando pela saúde de todos.
Para que o setor da construção civil não pare, o Governo reduziu impostos e possibilitou financiamentos com valores mais acessíveis.
O que tende a gerar uma boa resposta por parte do mercado. Afinal, quem desejava comprar seu imóvel tende a ter mais facilidade de pagar por ele.
Sendo algo extremamente benéfico para quem atua no setor, movimentando as obras ao redor de todo o país.
Por causa da pandemia, quem busca investimentos sólidos tende a aquecer o mercado imobiliário. Afinal, o brasileiro ainda enxerga no imóvel próprio um investimento para toda a vida.
E isso garante que, os engenheiros civis e demais envolvidos nas obras continuem tendo demanda de trabalho.
Engenheiros de produção: empregabilidade em alta
O cenário que se estabelece para os engenheiros de produção é bastante positivo. Os profissionais são requisitados na logística de muitas empresas.
Sua ação contribui para a redução de custos, otimização de processos e consequentemente, é uma mão de obra muito valorizada durante e após a pandemia.
Com os novos hábitos de consumo instaurados pela pandemia, as pessoas estão comprando mais online.
O que faz com que, as empresas precisem se adequar a este cenário e acabem contratando profissionais de engenharia de produção.
Portanto, o setor tende a apresentar uma excelente empregabilidade não só durante a pandemia, como também após.
Afinal, a digitalização de empresas é uma realidade que não dá mais para negar. É preciso se modernizar e vender online para manter a competitividade no setor.
Portanto, os engenheiros de produção contratados durante a pandemia tendem a manter seus empregos após a crise passar.
A crise pós pandemia irá afetar o mercado de trabalho para engenheiros?
O que se vê nos últimos meses é que, grande parte da população será afetada negativamente por uma recessão.
No entanto, o Governo brasileiro tem tomado medidas para reduzir os índices de desemprego e diminuir o impacto de como a pandemia irá afetar a economia. Com medidas como:
- A liberação de empréstimos para empresas;
- Redução de carga horária de trabalho dos colaboradores e consequentemente de salários;
- Liberação de FGTS;
- Liberação de auxílio emergencial.
A tendência é que o impacto econômico seja menor, evitando um desemprego de bilhões de brasileiros.
Muito embora alguns profissionais não sejam mais necessários após a pandemia, será possível se recolocar após a pandemia.
Afinal, muitas empresas estão voltando a reabrir ainda durante o caos instaurado pelo Covid-19. Ocasionando uma retomada econômica lenta, que irá diminuir o desemprego.
O esperado é que, essas medidas em conjunto contribuam para um cenário favorável para os engenheiros. Que poderão manter seus empregos ou encontrar recolocação ao longo do ano.
Com esse panorama geral sobre o mercado de trabalho para engenheiros durante a pandemia, que tal se inspirar? Aproveite as informações para se atualizar, especializar e dar um upgrade em sua carreira!
[…] Saiba também O Que Impactou o Mercado de Trabalho Durante a Pandemia […]