O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de covi-19, mas como será o mercado de trabalho da engenharia pós pandemia?
Será que o mercado de trabalho da engenharia pós pandemia reserva um cenário de crise ou de novas oportunidades? Tudo irá depender da área de atuação do engenheiro!
A pandemia mudou por completo vários fatores da economia nacional, gerando uma nova onda de consumo virtual. Por isso mesmo, novas oportunidades surgem em todas várias áreas de atuação.
Inclusive para quem se formou em engenharia de produção, a pandemia gerou várias vagas para esses profissionais.
Fonte: https://unsplash.com/photos/CUA-_IGpXXo
A indústria 4.0 e o mercado de trabalho da engenheira pós pandemia
As novas oportunidades de trabalho foram acarretadas não só pela pandemia, mas pela mudança de hábitos que o isolamento social acelerou.
Antes da pandemia, muitas pessoas já estavam habituadas a comprar online, no entanto, com o isolamento esse processo se alastrou pelo país.
E isso desencadeou a necessidade de empresas de todos os portes se digitalizarem. Consequentemente, o mercado passou a necessitar de engenheiros de produção.
Uma vez que, estes profissionais são responsáveis por otimizar os processos de vendas em e-commerce.
Afinal, esses profissionais atuam melhorando os processos, reduzindo e racionalizando a mão de obra. O que gera economia para as empresas e justifica a alta empregabilidade no setor.
A indústria 4.0 é conhecida como sendo a quarta revolução industrial. De maneira simplista, podemos dizer que é uma revolução que usa todas as inovações tecnológicas para facilitar os processos industriais e aumentar o lucro.
Foco na geração de resultados
Ainda durante a pandemia, os engenheiros de produção obtiveram muitas oportunidades para trabalhar em hospitais.
Isso se dá devido a capacidade técnica de proporcionar o foco na geração de resultados. Os profissionais de engenharia de produção atuam na gestão da cadeia de suprimentos, operam na área de logística e conseguem abastecer os hospitais, por exemplo.
Fazendo com que sua mão de obra fosse essencial para superar a crise que se instalou por causa do covid-19. Afinal, a otimização de processos era indispensável para manter os hospitais em plena capacidade de atendimento.
Engenheiros ambientais: cada vez mais recrutados
Outra carreira que tende a ser mais recrutada após a pandemia é a de engenheiro ambiental. Esse profissional tende a trabalhar em conjunto com engenheiros civis para gerar resultados excepcionais para empreendimentos.
A pandemia aumentou a preocupação de todas as pessoas ao redor do mundo com relação ao meio ambiente.
Durante o isolamento social mais intenso, várias áreas do mundo foram beneficiadas pela redução da poluição. Até mesmo Veneza voltou a ter águas cristalinas.
E isso soou como um alarme ao redor do mundo: todos precisam se preocupar ainda mais com o impacto de suas atividades.
Gerando a necessidade não só de cada um se adaptar para reduzir a poluição, como também a maior cobrança de que as empresas poluam menos.
O que desencadeia em processos mais sustentáveis e empreendimentos que já são construídos com essa preocupação. Não só para reduzir o impacto da poluição, como também para atrair o público que se preocupa com essa questão.
Engenheiros civis: o boom do cuidado com a casa
Durante a pandemia, as pessoas passaram mais tempo em casa e consequentemente, se deram conta da importância desse espaço.
O que aumentou fortemente o número de reformas que estão sendo feitas, não só em casas como também em apartamentos.
Demandando profissionais da engenharia para atuarem nesses projetos, que mesmo sendo pequenos, requerem mão de obra capacitada.
Muito embora não seja um emprego fixo, esse tipo de projeto contribui para gerar renda e emprego temporário na área da construção civil. Sendo uma possibilidade para quem deseja até mesmo empreender.
Afinal, como engenheiro você pode reunir uma equipe de profissionais para atuar nesse tipo de projeto. Gerenciando as reformas e ganhando com isso, ao entregar imóveis excelentes para os proprietários usufruírem.
É preciso se reinventar na engenharia
Não há como negar que, a pandemia digitalizou ainda mais o cotidiano. Por isso, todo profissional que deseja se manter competitivo e conquistar uma vaga no mercado de trabalho, precisa acompanhar essa tendência.
Não há como concorrer com os profissionais recém saídos da faculdade, que dominam programas e usam bem computadores sem se atualizar.
Portanto, uma dica indispensável para quem busca uma recolocação após a pandemia é: se atualize. Aproveite o seu tempo para fazer cursos e aprender a usar melhor os recursos tecnológicos disponíveis.
De maneira que, isso possa contribuir para que seus projetos se destaquem no mercado. Afinal, isso irá ajudar a atingir novas colocações que paguem salários ainda melhores.
Se atualizar é indispensável em todas as profissões. Continuar estudando e aprendendo a usar os recursos que aparecem é um diferencial.
Engenheiros e o foco nas áreas não convencionais
O Brasil passou por um boom recente na construção civil, que posteriormente gerou uma crise no setor e causou desemprego. Tudo isso ocorreu antes da pandemia, que potencialmente poderia agravar a situação de desemprego do engenheiro civil.
No entanto, os profissionais formados na área que se dispõem a olhar para o setor com inovação, conseguem se recolocar.
Atualmente, não existe apenas a disponibilidade de trabalhar em obras. Os engenheiros podem se atualizar para trabalhar em lojas voltadas para a construção civil, além de outras áreas.
Existem oportunidades no mercado, principalmente para aqueles profissionais que não enxergam apenas as possibilidades tradicionais.
Quem ousa inovar no setor e trabalhar em novos cargos disponibilizados para engenheiros, tende a ganhar muito com isso.
Não só no quesito experiência profissional, como também os bons salários. Portanto, existem muitas oportunidades para driblar o desemprego.
Cabendo a cada profissional definir o que o faz feliz, comparando com as possibilidades disponíveis no mercado. Ao analisar as vagas disponíveis na sua região, certamente você encontrará oportunidades que excedem o óbvio.
Agora que você já tem um panorama geral de como está o mercado, que tal aproveitar essas informações a favor de sua carreira? Conheça alguns cursos para se qualificar. A pandemia não deve te paralisar!
Aproveite seus novos conhecimentos sobre o mercado de trabalho da engenharia pós pandemia, para se recolocar
Saiba também O Que Impactou o Mercado de Trabalho Durante a Pandemia
[…] Para saber mais sobre o mercado de trabalho pós pandemia para engenharia veja o artigo O mercado de trabalho da engenharia pós pandemia. […]